domingo, 31 de julho de 2011

Carta para minha pequena




Meu amor,

eu tive que ir embora pra longe, antes mesmo de saber que iria embora pra sempre.
naquele dia, chorando muito, te pedi pra cuidar do seu pai.

e nessa carta aberta, que escrevo do fundo do meu coração e com lágrimas nos olhos, esse continua sendo o meu pedido.

cuide do seu pai. ele é uma das melhores pessoas que eu conheço no mundo e quem te ama acima de tudo. ele sempre vai fazer de tudo pra te ver sorrir e, mais, pra te ver saudável. haverá momentos de brigas e desentendimentos, mas nunca tenha vergonha de pedir desculpas, abraçá-lo e dizer que o ama. ele com certeza será o primeiro e o último homem da sua vida, portanto, ame-o como nunca amou ninguém. e deixe-o saber diariamente disso. ele esteve do seu lado sempre, mesmo quando as coisas estava insuportáveis. cuide dele, e cuide do amor que vocês, como pai e filha, têm.

não odeie a sua mãe. e saiba que você tem apenas uma mãe, que te carregou por 9 meses na barriga. um dia você vai crescer e vai entender seus motivos. mas não a odeie, não a deixe se esquecer que o seu amor é incondicional. deixe o seu coração aberto pro dia em que ela quiser se arrepender.

trate com amor as pessoas. elas vão te maltratar, e em algum momento (ou em vários deles) te fazer sofrer, mas se você retribuir com amor, as coisas são mais fáceis e o caminho é menos turbulento. lembre-se sempre que por trás de alguém que fere, está alguém ferido. e que nunca, ninguém, merece ser tratado com menos do que amor.

goste de livros, de filmes e de música. e aprecie-os na sua própria companhia. saber ficar sozinha é amar-se acima de si mesmo, e isso é muito importante. não tenha medo de ficar sozinha mas, se algum dia ficar, saiba ficar bem consigo mesmo.

viaje e aprenda. aproveite as oportunidades pra sair da casca e abrir a cabeça. conheça gente, compreenda as outras culturas e se apaixone pela diversidade. uma pessoa flexível é muito mais feliz do que alguém engessado. saiba que diferenças são fundamentais para uma vida tranquila, e nunca, em hipótese alguma, aceite o preconceito como argumento de qualquer atitude sua. seja aberta, mas seja aberta de coração. o resto virá por consequência.

não se esqueça das suas raízes. independente de pra onde você for, nunca se esqueça de onde veio. e diga isso em voz alta. as pessoas precisam saber do seu amor pelas suas raízes - elas vão te respeitar mais se você tiver esse orgulho pronunciado. demonstra caráter.

nunca seja ninguém mais e ninguém mesmo que você mesma. a sua infância pode não ter sido da mais tradicional, mas você teve 4 mães e 2 pais. você foi muito amada e cuidada. e o mínimo que você pode fazer é retribuir sendo você mesma, sem se deixar influenciar pelo que os outros pensam. alguém, um dia, vai falar alguma coisa que vai te machucar. não deixe que isso te abale. seja você mesma, lembre-se do amor, das raízes e do seu pai, e mantenha a cabeça erguida.

saiba desculpar. somos humanos e vivemos dos erros. sábio é aquele que aprende com os erros dos outros, mas humano é aquele que aprende com os próprios erros. não se castigue pelos seus erros, mas saiba festejar as vitórias. não desacredite de alguém pelos seus erros mas saiba reconhecer suas virtudes. seja amável com os erros e com aqueles que erram. desculpar é o primeiro passo para saber conviver em sociedade e saber amar o próximo.

quase por último, mas não menos importante, acredite nas pessoas. ame as pessoas. respeite as pessoas. seja curiosa com a história das pessoas. pessoas são o que fazem o mundo, o que fazem e desfazem nossos sentimentos, nosso cotidiano, nossa vida. entenda cada pessoa como um ser único, que, provavelmente, se cruzou o seu caminho, é porque tem alguma coisa pra ensinar ou pra aprender. as pessoas vão te magoar, vão te iluminar, vão ser amigas e companheiras, ou simplesmente ignoráveis. mas mesmo assim, mesmo com as dificuldades da vida, acredite nas pessoas porque é só com elas que conseguimos viver com o coração cheio de amor, como se fosse casa de avó em domingo.

por fim, minha linda, não me esqueça.
eu sei que eu parti, e nem seques disse adeus.
mas não se esqueça de mim.
não pelas noites em que cuidei de você, ou pelos brinquedos que comprei com tanto amor, pensando em como você ia sorrir quando abrisse.
não pelas vezes que te levei ao pula-pula ou que fomos viajar pra você sair da caixinha.
não me esqueça porque eu te amo.
e lembre-se de mim como alguém que você tocou profundamente...
alguém que você trasformou em mãe antes mesmo de gerir...
lembre-se de mim como alguém que sofre muito em estar distante, mas é muito feliz pelo simples fato de você existir.

lembre-se, sempre, de mim como alguém que quer que você seja feliz.
mesmo de longe, e mesmo morta de saudade.

tudo isso, minha pequena, porque não importa o que eles digam, eu sou a sua mamãe tia má pra sempre.

Um comentário:

mah disse...

incrivelmente lindo.