segunda-feira, 14 de abril de 2008


o verdadeiro mal das pessoas é quando elas dizem dizer a verdade

Um comentário:

Unknown disse...

Nina, eu não sei... isso que você disse tem muitas implicações.
A maioria das pessoas vive de meias-verdades. As vezes é necessário se ratificar uma verdade que você diz, como um martelo que enfinca essa mesma verdade na madeira sólida. Tem madeira que é muito negra e dura.
Meias-verdades são bem piores do que a verdade ou a mentira. É um mix das duas. O homem é um ser relativo, ele nunca é límpido, unificado.
Um mix de verdade e mentira é o que o homem carrega dentro de tudo o que diz, porque há critérios e mais critérios na vida, há referências e mais referências, há pontos de vista e mais pontos de vista.
E verdade e mentira juntas, de fato, é bem pior do uma ou outra separadas, pois como você vai definir o que é o quê?
Eu posso te dizer a verdade hoje, mas amanhã direi uma outra verdade oposta por coisa contrária.
Mas não que a verdade de ontem seja falsa, o problema é que uma situação jamais se repete. Uma circunstância é muito maior do que a sua assim-chamada verdade. Você poderá encaixar a sua verdade numa determinada circunstância atual, mas amanhã a situação será diferente e sua verdade não valerá mais nada, não importa se você disse ser verdade ou não.
Nós somos capazes de sermos límpidos, transparentes, dizer a verdade de acordo com uma tal situação, e dependendo pra quem você está falando, talvez seja necessário que ela saiba que você está dizendo a verdade.
A verdade surge de sua mais profunda sinceridade, mas pra quem você estará dizendo? Há pessoas e mais pessoas.
Para um bom entendedor, para uma pessoa transparente, a verdade já basta. Talvez esse seja o seu ponto. E talvez não seja mesmo necessário que se diga que esteja dizendo a verdade. Os mais espertos SABEM que você está dizendo a verdade. Ela não é um negócio de ninguém, mas ela servirá apenas para um determinado momento. Amanhã, quem sabe?
Depende da madeira... se for arueira, nem dizendo que é verdade a madeira entenderá: ela é opaca demasiadamente.
Pra mim, o verdadeiro mal é não ser transparente, e coisa pior ainda é querer impor sempre a mesma verdade pra diferentes circunstâncias.
Se você está convicto de que é transparente no que diz, direto e claro, sincero, então nenhum problema maior surge. A verdade não fica poluída porque você disse ser verdade. Eu posso dizer a verdade e falar que é mentira o que eu disse. Para o bom entendedor isso é irrelevante: a verdade foi dita. E basta.
Depende do senso de humor. Os artistas(os que tem senso de humor refinado) estão contando mentiras pra dizer verdades fundamentais. Os idiotas seguem mentindo pra esconder a verdade. Trata-se de senso de perspectiva.
E não que você esteja em mals lençóis por dizer que está contando a verdade. Eu digo que o que eu estou dizendo é verdadeiro neste momento - e daí? Amanhã poderá ser diferente. O que importa é a sinceridade e a transparência. Pode se dizer a verdade ironicamente, ou de brincadeira, e depois dizer que isso é verdade ou mentira: mas o que importa é que a verdade foi dita.
Sua honestidade deveria ter um certo senso de humor em si, pois amanhã você será verdadeiro por coisa oposta. Por critério oposto.

Mal é não ser límpido. E eu estou dizendo a verdade... ahhahahhaha
Quem julgará que isso é um mal? Qual é o critério de julgamento?

Costuma-se dizer que a verdade dói, e isso é realmente verdadeiro. Pode ser que o mal dentro disso é "ferir" a pessoa dizendo que o que você acabou de contar é perfeitamente verdadeiro. Mas quem somos nós pra irmos contra a verdade?
No final das contas, o que importa é a sua limpidez e sinceridade...


"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

"A minha forma de brincar é dizer a verdade. É a brincadeira mais engraçada do mundo." Charles Chaplin